Na décima sessão, identificámos o modo como o ser humano, interage com o seu património ambiental, conhecendo e questionando os jovens, sobre quais as agressões ambientais provocadas pelo Homem, o qual se assume como o principal responsável, pela diminuição progressiva da biodiversidade e da qualidade ambiental.
Avançámos depois para a análise e discussão em torno de alguns comportamentos do nosso dia-a-dia, identificando problemas ambientais locais, propondo soluções viáveis para minimizar os impactos negativos do Homem sobre o meio-ambiente e contribuindo simultaneamente para a melhoria da qualidade de vida.
Visámos portanto, a promoção de estilos de vida saudáveis à luz da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
De forma a apoiar a concretização dos trabalhos de grupo, a Lousitânea, distribuiu, por cada aluno, o guia “Dia a Dia Ecológico”, com o objectivo de informar os jovens do estado actual dos problemas ambientais, dando dicas do que se pode fazer no quotidiano, para uma diminuição desses mesmos problemas.
Após a elaboração dos cartazes, estes foram afixados nas escolas, por forma, a serem divulgados e partilhados com toda a comunidade escolar.
Em suma, a sessão consistiu, fundamentalmente, em analisar e argumentar sobre a noção de desenvolvimento sustentável e do papel preponderante de cada indivíduo na sua construção quotidiana, através de um comportamento amigo do ambiente, ou seja, de um comportamento de cidadania.
Sem comentários:
Enviar um comentário