Um Espaço dos Jovens para os Jovens....

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um blog orientado pela Dueceira-Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça
e co-financiado pelo Programa Leader+ELOZ. Entre LOusã e Zêzere

2008-04-08

A sessão DEZ... dia-a-dia ecológico


Na décima sessão, identificámos o modo como o ser humano, interage com o seu património ambiental, conhecendo e questionando os jovens, sobre quais as agressões ambientais provocadas pelo Homem, o qual se assume como o principal responsável, pela diminuição progressiva da biodiversidade e da qualidade ambiental.
Transmitimos que compete a todos nós, o dever de fazer mais pela conservação desse património comum que nos suporta, como forma de garantir uma manutenção do equilíbrio e de uma responsabilidade que é de toda a sociedade.

Avançámos depois para a análise e discussão em torno de alguns comportamentos do nosso dia-a-dia, identificando problemas ambientais locais, propondo soluções viáveis para minimizar os impactos negativos do Homem sobre o meio-ambiente e contribuindo simultaneamente para a melhoria da qualidade de vida.

Visámos portanto, a promoção de estilos de vida saudáveis à luz da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
Para tal, a Lousitânea dividiu as turmas em vários grupos de trabalho, os quais procederam à elaboração de cartazes subordinados a vários temas em torno da, sensibilização ambiental, tais como as abordagens:
à politica prática dos 3 R’s: Redução, Reutilização e Reciclagem
ao uso racional da energia e da água
à compostagem de resíduos orgânicos
às chuvas ácidas
ao buraco de ozono
à terra fértil
o efeito estufa
e também
os comportamentos ecológicos e amigos do ambiente
que podemos praticar: em casa, na escola e no supermercado.

De forma a apoiar a concretização dos trabalhos de grupo, a Lousitânea, distribuiu, por cada aluno, o guia “Dia a Dia Ecológico”, com o objectivo de informar os jovens do estado actual dos problemas ambientais, dando dicas do que se pode fazer no quotidiano, para uma diminuição desses mesmos problemas.
Após a elaboração dos cartazes, estes foram afixados nas escolas, por forma, a serem divulgados e partilhados com toda a comunidade escolar.
Em suma, a sessão consistiu, fundamentalmente, em analisar e argumentar sobre a noção de desenvolvimento sustentável e do papel preponderante de cada indivíduo na sua construção quotidiana, através de um comportamento amigo do ambiente, ou seja, de um comportamento de cidadania.

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