Um Espaço dos Jovens para os Jovens....

Dá voz às tuas ideias!
um blog orientado pela Dueceira-Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça
e co-financiado pelo Programa Leader+ELOZ. Entre LOusã e Zêzere

2006-03-14

Na 5ª. Sessão as peças começam -finalmente- a fazer sentido...

5ª. Sessão - O Meu Papel... O meu primeiro trabalho- ser jovem cidadão solidário!!!

A 5ª. Sessão decorreu na semana de 06 a 10 de Fevereiro e foi dedicada essencialmente a identificar as atitudes, as experiências e a maneira de estar de cada jovem perante diversas situações do seu dia-a-dia.

A ideia era que cada um se apercebesse de quem tem um papel determinado na sua comunidade (na família, na escola, na terra, no mundo…) e o que propusemos foi que compreendessem que o primeiro trabalho de cada um e de todos é ser jovem cidadão solidário… consigo próprio, com as pessoas, com a natureza…começaram então por “construir o eu”.
E, apesar dos nossos jovens não estarem muito habituados a mostrar aos outros como são, como pensam e como sentem, foram verdadeiramente corajosos e conseguiram partilhar formas de estar e de ser.
Nesta sessão falaram e descobriram os seus valores, aquilo que é verdadeiramente importante e que faz com que sejam Jovens com J Maiúsculo. E tanto que aprenderam uns com os outros!!!… sobretudo sobre a amizade, o respeito e a solidariedade…

A partir desta sessão ficaram igualmente responsáveis por iniciar um Diário de Bordo, dentro de cada grupo, o que significa o mesmo que fazer um registo breve do que aconteceu em cada momento, do que gostaram mais e menos e identificar os factos curiosos que se passaram.

Ainda a tentar compreender o que era isto “Região Solidária – A Hora da Controvérsia”, os nossos jovens começaram a entender que estavam afinal inseridos num projecto muito, muito especial.
Começaram a descobrir as peças do jogo e que afinal elas começam a encaixar...



17 comentários:

Anónimo disse...

ola chamo-me .

Anónimo disse...

As aulas tem sido muto fixes.
Tenho-me divertido imenso e os professores são muito fixes.

Sofia Domingos - EB 2,3 MLA Pedrógão Grande

Anónimo disse...

Olá:
Nós chamamo-nos Susana e Duarte.
Ao longo das sessões temos gostado muito dos jogos propostos pelos senhores Sónia e Pedro.
Estamos a adorar o novo tema: "Eu, nós e o Ambiente"

Susana Antunes e Duarte Ferreira - EB 2,3 MLA Pedrógão Grande

Anónimo disse...

Olá, eu gosto muito das aulas são muito divertidas.

Ana Nunes - EB 2,3 MLA Pedrógão Grande

Anónimo disse...

Olá, nós achamos que estas sessões são engraçadas mas achamos que deviamos sair mais à rua.
Gostávamos que as aulas fossem mais experimentais do que morais.

Marina Serrano
Patrícia Oliveira
EB 2,3 MLA Pedrógão Grande

Anónimo disse...

Olá chamo-me David Antunes e venho da Escola EB 2,3 MLA Pedrogão Grande.

Acho que na hora da controvérsia se aprende muitas coisas interessantes.

Anónimo disse...

GOSTARIA DE FAZER BTT.
LUIS LOURENÇO - EB 2,3 MLA Pedrógão Grande

Anónimo disse...

As sessões da hora da controversia foram interessantes e divertidas...


Vera Nunes e Diana COUTINHO - EB 2,3 MLA - Pedrógão Grande

Anónimo disse...

já aprendemos muitas coisa interessantes e jogos divertidos.
As sesões são muito divertidas.


Sandra Morgado - EB 2,3 M.L.A. Pedrogão Grande

Anónimo disse...

1-Gostei muito adorei bastante.

DE: Rui Filipe Baeta Dias


2-Eu gostei bue das aulas estao a ser muito poreiras.

DE:Fábio Louro

EB 2,3 MLA Pedrógão Grande

7.A

Anónimo disse...

Eu chamo-me Tiago, tenho 13 anos e acho as sessões engraçadas.
Eu acho que as sessões deviam ser ao ar livre.
Eu gosto das sessões na natureza.
Gostava que pudesse-mos fazer B.t.t.

Tiago Figueiredo –E.B.2,3 MLA Pedrógão Grande

Anónimo disse...

Eu estou a gostar muito das actividades realizadas.
Eu gostava de conhecer novas escolas.
Emanuel Moreira - EB 2,3 MLA PEDROGÃO GRANDE

Anónimo disse...

Olá eu chamo-me Ana Rita gosto das sessões com os professores.
Gostava de que fossem mais divertidas.

Ana Antunes -E.B. 2,3 MLA Pedrógão Grande

Anónimo disse...

Olá, eu estou a gostar muito das aulas elas estão a ser bué divertidas e bué fixes.
Eu gosto muito dos setores eles são bué fixes e divertidos.
Setores continuem assim que eu por mim digo que nós vamos tentar portarmo-nos melhor para ver se os setores no final do ano não ficarem a pensar mal da escola e dos alunos do 7ºA.
Eu acho que as aulas podiam ser mais divertidas e quando fizessemos grupos podia ser grupos de quatro dois rapazes e duas raparigas.

Ana Antunes-EB.2,3 MLA Pedrógão Grande

sonia disse...

6ª SESSÃO – SOMOS TODOS DIFERENTES

Nesta sessão demos o “pontapé de saída” para o IIº Tema do nosso projecto: “EU/NÓS E OS OUTROS” (as outras pessoas: família, colegas, professores, amigos, etc.). Dedicando esta sessão ao sub-tema “somos todos diferentes”.
Como introdução a esta questão foram realizados dois jogos pedagógicos consoante os diferentes grupos. Estes jogos, tinham como objectivo salientar que, os valores variam de acordo com as pessoas, consciencializando para as diferenças como importantes para as relações humanas entre as pessoas e o mundo que as rodeia.
De seguida, foi explorado o conceito de tolerância e disponibilidade para os outros, fazendo com que os diferentes grupos adoptassem atitudes tolerantes tais como: ouvir o outro, descobrir os outros, partilhar conhecimentos e integrar as diferenças. Os jovens foram convidados a tirar um cartão, no qual estava escrita uma característica (as que tinham falado na sessão anterior), e a partilhar situações em que tiveram atitudes de acordo com o que dizia o cartão, de seguida os colegas partilhavam situações em que viram aquele colega a ter aquele determinado comportamento. Foram momentos muito ricos de muita partilha e interacção entre todos os elementos das turmas.
De modo a estimular a capacidade de argumentação dos jovens e sobretudo, desenvolver a capacidade de empatia e respeito por diferentes opiniões, os jovens foram desafiados (simulação de uma situação real) a fazer uma viagem de balão, no qual ocorreu de repente uma fuga de ar. Perante esta situação, tinham que saltar alguns passageiros do balão, para que este pudesse continuar a voar… Nesta situação estavam em causa os interesses de várias personagens que colidiam entre si, gerando tensão. Ás turmas cabia a função de resolver este conflito, auscultando todas as partes encontrando a melhor solução possível. Os jovens tinham que se colocar no lugar de diferentes personagens e assumir a opinião de terceiros, mesmo não concordando integralmente com o seu ponto de vista. A solução carecia de uma compreensão abrangente onde não existem soluções perfeitas, tal como na vida real. Surgiram personagens muito engraçadas e criativas o que revelou que temos jovens muito imaginativos e criativos. Desde o “Engenheiro do Balão”, ao “Deus”, a uma “Águia”, ao “Super-homem”, ao “Presidente da República”, ao “Piloto”, ás personagens dos “Morangos com Açúcar” ao “Papa” houveram personagens e argumentos para todos os gostos.
Aqui ficam alguns “flashes” desta sessão… escritos pelos jovens…
“ A DIFERENÇA FAZ A UNIÃO É BOM SER DIFERENTE.”
“SABER O QUE OS OUTROS PENSAM DE NÓS.”
“APRENDER A DIVERTIR COM OS OUTROS.”
“FOI MUITO INTERESSANTE POIS FICAMOS A SABER MELHOR QUE NÃO SOMOS TODOS IGUAIS E TEMOS MUITAS DIFERENÇAS ENTRE UNS COM OS OUTROS.”
FOI MUITO IMPORTANTE, PORQUE SOMOS TODOS IGUAIS (HUMANOS) E TODOS DIFERENTES POR TERMOS CARACTERÍSTICAS DIFERENTES.”
“ACHEI QUE SERVIU PARA MAIS UMA VEZ PERCEBEREM QUE A FALARMOS VAMOS DESCOBRINDO COMO NÓS SOMOS, E NOS CONHECERMOS MELHOR… ADOREI.”
“CAPACIDADE DE DEFENDER OS NOSSOS ARGUMENTOS.”
“È BOM SERMOS DIFERENTES PORQUE ASSIM TROCAMOS EXPERIÊNCIAS DIFERENTES.”

sonia disse...

7ª SESSÃO – “UMA CAIXA PARA MUDAR O MUNDO”
Eu Posso/ Nós Podemos Mudar o Mundo
Esta sessão foi dedicada a conhecer o “essencial” de cada um (identificação de códigos de identidade e de conduta).
Inicialmente foi proposto ás crianças e jovens a realização de um exercício. Cada um tinha que ir atrás de uma mesa ver algo que não podia contar ao restante grupo a não ser no final do exercício. O que cada um foi desafiado a ver e reflectir foi a sua própria imagem num espelho. Pretendia-se que cada um olha-se para si, para o seu interior, e pensa-se durante alguns momentos sobre o “mundo” ou diferentes “mundinhos” que o rodeia: a família, os amigos, a escola, a aldeia ou vila, todos estes pequenos mundos e todos os outros que estão à sua volta.
De seguida cada um foi levado a identificar pequenas atitudes do dia-a-dia que podem melhorar o “nosso” mundo. Para tal fizemos um pequeno jogo de mímica onde cada um transmitia por gestos sentimentos que todos temos e encontramos com facilidade no nosso relacionamento com os outros que nos rodeiam. Salientando a importância das atitudes de cada um, que tudo começa por cada um…
O objectivo desta sessão passava por fazer chegar aos jovens que tudo à nossa volta é composto por imagens, formas de olharmos e sentirmos o mundo que nos rodeia… Cada um de nós tem a sua própria “caixa” onde guarda o essencial do seu mundo. O que é essencial para cada um? Quais os seus valores? Quais os que partilhamos com os outros? Quais as tuas atitudes que contribuem para melhorar o mundo, o de cada um e o dos outros? Cada jovem escreveu numa folha as atitudes que ia procurar mudar em si como um contributo para mudarmos este mundo…
Cada grupo escolheu um mundo para colorir a sua caixa e cada elemento escreveu atitudes que considerava que devia mudar em si como contributo para mudar o mundo. No final da sessão, houve uma partilha das atitudes escritas para mudar o mundo por parte de cada jovem, as quais foram afixadas numa cartolina.
È de salientar que os jovens de facto reflectiram sobre os diversos mundinhos que os rodeiam o que se traduziu nas atitudes que pretendem mudar em si. Aqui ficam alguns testemunhos…
“ SE TODAS AS PESSOAS FOREM TRANSPARENTES PARA O MUNDO, O MUNDO PODE SER UM MUNDO MELHOR; NÃO HAVENDO GUERRAS, NEM DISCUSSÕES, TODAS AS PESSOAS SERÃO AMIGAS.”
“UM POUCO DO MODO DE EU PENSAR; NÃO JOGAR LIXO NO CHÃO; RESPEITAR A OPINIÃO E VONTADE DOS OUTROS; CUMPRIR REGRAS E NORMAS; ACEITAR AS PESSOAS COMO SÃO; NÃO SER MÁ PESSOA; SABER BRINCAR E SER RESPONSÁVEL NAS HORAS CERTAS.”
“A MINHA TEIMOSIA E A MIM PRÓPRIO PORQUE QUERO SER MAIS RESPONSÁVEL, PARA CUIDAR DA MINHA VIDA. TAMBÉM TENHO QUE MUDAR AS MINHAS ATITUDES, PORQUE QUERO SER UMA PESSOA MAIS ESTUDIOSA, PARA ARRANJAR UM EMPREGO BOM.”

sonia disse...

Estamos de férias mas não paramos de dar noticias… BOA PASCOA!
… Oias!!! Que tal estão a ser essas férias? Saudades da hora da controvérsia? Para a semana estamos de volta com mais actividades diferentes e divertidas para vos propor.
Tenho a dizer-vos que estar neste projecto, a trabalhar com todos vocês, tem sido um grande e bonito desafio! Semana após semana, vou conhecendo melhor cada um de vocês: as vossas características, as vossas ambições e perspectivas de futuro. Têm sido descobertas interessantes e muito positivas.
Gostava de saber como se têm sentido…durante as sessões… daí estes ovinhos (tão presentes nesta época festiva!!!) Como qual ovinho é que costumas estar a maioria das vezes??? Qual é o ovinho que te caracteriza melhor durante as sessões? Se passares por aqui deixa a tua sms… “tu como tás?” Fico a aguardar as vossas respostas… Conto convosco!
Até breve…
A vossa formadora e amiga…
Mª Sónia Ferreira