Um Espaço dos Jovens para os Jovens....

Dá voz às tuas ideias!
um blog orientado pela Dueceira-Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça
e co-financiado pelo Programa Leader+ELOZ. Entre LOusã e Zêzere

2006-02-24

Quem dá o pontapé de saída?

Hoje foi o dia escolhido para começar a dinamizar o blog junto dos jovens e das suas escolas.
Um folheto está a ser distribuído por todos os jovens participantes, conforme vão decorrendo as sessões nas diferentes escolas.
Também hoje chegou a cada professor responsável na escola pelo acompanhamento do projecto Região Solidária - A Hora da Controvérsia, informação sobre este espaço.

E chega a nossa vez de vos desafiar!

Quem vai dar o pontapé de saída?

Qual o grupo, a escola que tem mais opiniões na manga?... coisas para dizer?... assuntos para partilhar?... ideias para discutir?...

Não te esqueças que TU és a peça fundamental deste espaço.
A tua opinião conta!

2006-02-23

A Hora da Controvérsia atravessou os mares...

É isso aí... o nosso projecto atravessou o mar e chegou ao Brasil.
Através de outro projecto em que participamos e que se chama Cooperar em Português, as nossas acções estão sendo divulgadas.
Com tanta gente ligada e interessada só podemos esperar muitas e boas participações!
Para verificar é só aceder através do endereço http://www.cooperaremportugues.org/apc-aa-cooperaremportugues/home/index.shtml

2006-02-22

BLOG... para que serve?

Já decerto reparaste que hoje, dia 23 de Fevereiro de 2006, é inaugurado o Blog "Região Solidária - A Hora da Controvérsia".
Isto significa que a partir deste momento este espaço se encontra 'on line'.
Um espaço construído a pensar principalmente em ti, que participas no projecto.
E afinal para que serve?
  • Em primeiro lugar para te aperceberes do que se está a passar, aí na tua escola e em mais oito escolas da tua região (afinal são 9 escolas que participam no projecto, num total de cerca de 180 jovens como tu!);

  • Em segundo lugar, porque podes partilhar as tuas ideias com os teus colegas, podes dar as tuas opiniões sobre as sessões, os jogos, as saídas... (mas atenção, só queremos opiniões solidárias... e tu, melhor do que ninguém, sabes o que isso significa!);

  • Em terceiro lugar podes ver as imagens que vão sendo tiradas nas sessões... a tua participação nas actividades, os trabalhos que tu e os teus colegas vão fazendo...(e como é divertido recordar os bons momentos - e vá lá- também os outros que porventura foram menos interessantes !!! Afinal, tudo faz parte da vida!)

  • Em quarto lugar, todas as outras pessoas vão saber e perceber que tu fazes parte de um projecto, de um movimento muito importante... o movimento da solidariedade que afinal significa responsabilidade para contigo próprio, para com outros, para com o ambiente, para com a comunidade em que vives, para com o teu mundo! (podes mostrar o blog aos outros professores, à família, aos conhecidos...)

  • Em quinto lugar, este vai ser um espaço sempre com novidades... em que poderás descobrir as ideias dos teus colegas, concursos, pequenas brincadeiras, etc. etc. etc... (aproveita, por isso, para fazer deste espaço o teu espaço na Net!)

Contamos contigo... A TUA OPINIÃO CONTA!

Quem financia A Hora da Controvérsia?

O financiamento advém através do Fundo Comunitário FEOGA-Orientação, no âmbito do Programa Comunitário LEADER+, mais concretamente ao nível do seu Vector 2 - Cooperação Interterritorial .
Neste território, compete à Dueceira- Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça (em parceria com a Pinhais do Zêzere - Associação para o desenvolvimento) a gestão do Programa LEADER+ELOZ. Entre LOusã e Zêzere, no qual se enquadra o projecto Região Solidária - A Hora da Controvérsia.

2006-02-21

4ª. sessão: A Hora da Controvérsia

Nesta 4ª. sessão, ocorrida na semana compreendida entre o dia 23 e 27 de Janeiro de 2006, o projecto foi apresentado de uma forma mais detalhada, possibilitando-se aos jovens participantes que interiorizassem os seus objectivos. Daí intitular-se «A Hora da Controvérsia».

Das dinâmicas propostas saíram trabalhos -aparentemente esquisitos- mas muito engraçados e que demonstraram que em grupo se consegue alcançar mais e melhor... e, sobretudo, compreender o porquê das coisas!!!

Trabalhos, respectivamente, das Escolas José Falcão e Ferrer Correia em Miranda do Corvo
Trabalhando em grupo, na Escola Daniel de Matos em Vila Nova de Poiares
Como os mais pequenitos - da EB 2,3 da Lousã- compreenderam o projecto...













3ª. Sessão: Quebra Gelo

"Quebra-Gelo"...
Na terceira sessão, ocorrida na semana de 16 a 20 de Janeiro de 2006, entrou em acção a Drª. Sónia, a qual passou a ser a principal responsável pela animação das sessões. Nesta, foram propostas dinâmicas diversas por forma a criar espaço e ambiente para o conhecimento mútuo e para os jovens interagirem com o grupo e o grupo entre si.


Na EPL -Escola Profissional da Lousã, os jovens divertiram-se enquanto adquiriam competências sociais.

2006-02-16

1ª e 2ª sessões - Os Chapéus do Pensamento


Escola Básica 2º. Ciclo da Lousã

"Os Chapéus do Pensamento" - No conjunto das duas sessões subordinadas a este tema, e que decorreram entre 02 e 12 de Janeiro de 2006, foi proposto - pelo Dr. Sérgio Fonseca- a aprendizagem de um método para ajudar a pensar de uma forma organizada (e colorida!!!!).
As fotografias foram da sua responsabilidade e podem ser observadas através do link "Fotos".


Quando são realizadas as actividades?

As sessões são realizadas tanto no período curricular quanto no extra-curricular.
Cada escola definiu o seu próprio horário consoante os seus interesses.

Quais os temas das sessões?

São quatro, os grandes temas dos módulos propostos dentro dos quais se distribuem as 20 sessões. Dentro de cada tema são propostas diferentes actividades e acções concretamente:


Eu

  • Os chapéus do pensamento
  • Quebra Gelo
  • A Hora da Controvérsia
  • “O meu papel” - O meu primeiro trabalho: ser jovem cidadão solidário

Nós e os Outros

  • Somos todos diferentes
  • “Uma Caixa para mudar o Mundo” - Eu posso / Nós podemos mudar o mundo

Nós e a Natureza

  • Despertar para a Natureza
  • Dia-a-dia ecológico
  • Guardiães do Ambiente

Nós e a Sociedade que nos rodeia

  • Observatório da Solidariedade
  • Eleitores do futuro
  • Políticos de amanhã
  • Escrever o futuro
  • A nossa voz
  • Raid cultural
  • Prémio “Ser Solidário”

Como decorre A Hora da Controvérsia?

Cada escola criou um núcleo com 10 a 20 de jovens, que todas as semanas trabalham em conjunto sobre um tema. Ao longo do ano, entre Janeiro e Junho de 2006, serão propostas 20 sessões e no final será realizado um grande Espaço Leader+Jovem, para divulgação do projecto e convívio entre todos os participantes.

Quantos alunos estão envolvidos?

Estão envolvidos directamente nesta iniciativa aproximadamente 180 alunos.

Quais as escolas que participam?

Aceitaram participar neste projecto 9 das 12 escolas do nosso território, localizadas em cinco dos sete concelhos que integram as terras de Entre LOusã e Zêzere, ou seja:
  • a Escola EB 2 de Figueiró dos Vinhos, a Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos
  • a Escola EB 2,3 da Lousã, a EPL- Escola Profissional da Lousã
  • a Escola EB 2,3 e Secundária José Falcão de Miranda do Corvo
  • a Escola Básica Integrada Ferrer Correia do Senhor da Serra em Miranda do Corvo
  • a ETPZP- Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal de Pedrógão Grande
  • a EB 2,3 e Secundária Miguel Leitão de Andrada de Pedrógão Grande e
  • a Escola EB 2,3 e Secundária Dr. Daniel de Matos em Vila Nova de Poiares.

A quem se destina o projecto?

O projecto destina-se às escolas do 2º. E 3º. Ciclos, Secundárias e Profissionais dos concelhos de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Lousã, Miranda do Corvo, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande e Vila Nova de Poiares, ou seja, todos os concelhos que integram as terras de Entre LOusã e Zêzere.

2006-02-15

De que se trata a Hora da Controvérsia?

A Hora da Controvérsia é uma acção concretizada pela Dueceira/Programa LEADER+ELOZ nas escolas que integram os concelhos do seu território, no âmbito do projecto Região Solidária.
Trata-se de criar, em cada escola, um espaço para os jovens, dentro do qual estes poderão reflectir e debater ideias, chegando às suas próprias conclusões, sempre em torno do conceito de Solidariedade. Com o apoio de animadores externos que lhes irão propor alguns jogos e actividades, os jovens poderão falar sobre os temas que os preocupam, dizer o que pensam e o que sentem e apontar ideias e soluções para os problemas do seu dia-a-dia e os das comunidades onde vivem.

O que é o projecto Região Solidária?

O projecto Região Solidária é uma iniciativa criada a pensar na promoção de valores como Participação Cívica, Solidariedade e Cidadania.
Pretendemos que estas Palavras signifiquem muito mais do que Ideias e que revelem Atitudes que conduzam a Acções.
Queremos fomentar junto das populações que estas palavras signifiquem responsabilidade de cada um e de todos para com os outros, para com a natureza, para com a sociedade que nos rodeia.