Um Espaço dos Jovens para os Jovens....

Dá voz às tuas ideias!
um blog orientado pela Dueceira-Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça
e co-financiado pelo Programa Leader+ELOZ. Entre LOusã e Zêzere

2006-04-28

"Nós e o Ambiente" – foi o tema proposto no 3º. Módulo

Entre 20 de Fevereiro e 17 de Março decorreram as três sessões subordinadas ao tema "Nós e o Ambiente".

Desta feita, o desafio foi lançado à Lousitânea – Liga de Amigos da Serra da Lousã, tendo ficado a cargo desta entidade -cujos membros trabalham em regime de voluntariado- dinamizar as diversas sessões. Coube ao José Pais, à Sandra Marques, ao Fernando Romão e ao Valdemar acompanhar e animar os nossos jovens no seu:

"Despertar para a Natureza”, sessão na qual através de pequenos passeios pedestres, puderam sentir o meio envolvente às suas escolas, aperceber-se de alguns impactos negativos, de alguns detalhes e curiosidades sobre a fauna e flora locais e essencialmente compreender que são elementos responsáveis por essa mesma natureza. Os passeios decorreram, consoantes as escolas, em diversos locais, nomeadamente:
  • em Figueiró dos Vinhos: à zona de lazer do Cabeço do Peão
  • em Pedrógão Grande: à localidade e zona fluvial do Mosteiro
  • em Miranda do Corvo: à localidade de Espinho
  • no Senhor da Serra: à mata localizada entre esta localidade e Semide
  • em Vila Nova de Poiares: ao Parque das Medas
  • na Lousã: à zona de mata junto ao Prado

"Dia-a-Dia Ecológico”, sessão de sensibilização para as pequenas atitudes quotidianas que fazem a diferença na preservação do ambiente. Foi uma sessão muito animada, em que os nossos jovens tiveram a possibilidade de demonstrar que ditam cartas neste assunto… entre informação, conversa e jogos falou-se de como ajudar a manter o nosso ambiente mais conservado, menos poluído e sobretudo mais harmonioso.

“Guardiães do Ambiente”, constituiu o tema da terceira sessão do módulo e nesta, os jovens tiveram uma participação muito activa na construção e colocação de ninhos, na plantação de árvores e na criação de um pequeno herbário. Com muita alegria -algumas escolas com alguma chuva também- a sessão decorreu e extravasou a actividade em si, uma vez que a partir dessa data todos ficaram responsáveis pelos
seus ninhos e árvores (os quais foram inclusivamente baptizados). Fica a promessa de, brevemente, apresentarmos os nomes que cada escola deu.


2 comentários:

Anónimo disse...

Olá:
Com alguma distância vou acompanhando as vossas actividades que sempre me surpreendem. Fico muito feliz quando verifico o cuidado colocado na preservação da Natureza. Ela é o nosso jardim e deve ser cuidada constantemente, com carinho e dedicação. É uma tarefa da qual não podemos tirar férias...
Um abraço de amizade

Anónimo disse...

e pena eu ainda nao ter tido este tipo de sessao mas eu aposto que a vou ter .


eu gosto de ver os morangos com açucar e tambem algumas telenovelas na TVI se me desem a escolher qual eu queria ser eu de raparigas eu era a Mariana ou a Sara mas dos rapazes o mais giro e o vasco eu o bernardo .


*.* eu amo o ze pedro e a minha elhor amiga gosta do mauro estas admiradoras sao da turma deles