Um Espaço dos Jovens para os Jovens....

Dá voz às tuas ideias!
um blog orientado pela Dueceira-Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça
e co-financiado pelo Programa Leader+ELOZ. Entre LOusã e Zêzere

2006-04-15

7ª SESSÃO – “UMA CAIXA PARA MUDAR O MUNDO” Eu Posso/ Nós Podemos Mudar o Mundo

Esta sessão foi dedicada a conhecer o “essencial” de cada um (identificação de códigos de identidade e de conduta).
Inicialmente foi proposto ás crianças e jovens a realização de um exercício. Cada um tinha que ir atrás de uma mesa ver algo que não podia contar ao restante grupo a não ser no final do exercício. O que cada um foi desafiado a ver e reflectir foi a sua própria imagem num
espelho.


Pretendia-se que cada um olha-se para si, para o seu interior, e pensa-se durante alguns m
omentos sobre o “mundo” ou diferentes “mundinhos” que o rodeia: a família, os amigos, a escola, a aldeia ou vila, todos estes pequenos mundos e todos os outros que estão à sua volta.


De seguida cada um foi levado a identificar pequenas atitudes do dia-a-dia que podem melhorar o “nosso” mundo. Para tal fizemos um pequeno jogo de mímica onde cada um transmitia por gestos sentimentos que todos temos e encontramos com facilidade no nosso relacionamento com os outros que nos rodeiam. Salientando a importância das atitudes de cada um, que tudo começa por cada um…


O objectivo desta sessão passava por fazer chegar aos jovens que tudo à nossa volta
é composto por imagens, formas de olharmos e sentirmos o mundo que nos rodeia… Cada um de nós tem a sua própria “caixa” onde guarda o essencial do seu mundo. O que é essencial para cada um? Quais os seus valores? Quais os que partilhamos com os outros? Quais as tuas atitudes que contribuem para melhorar o mundo, o de cada um e o dos outros? Cada jovem escreveu numa folha as atitudes que ia procurar mudar em si como um contributo para mudarmos este mundo…


Cada grupo escolheu um mundo para colorir a sua caixa e cada elemento escreveu atitudes que considerava que devia mudar em si como contributo para mudar o mundo. No final da sessão, houve uma partilha das atitudes escritas para mudar o mundo por parte de cada jovem, as quais foram afixadas numa cartolina.

É de salientar que os jovens de facto reflectiram sobre os diversos mundinhos que os rodeiam o que se traduziu nas atitudes que pretendem mudar em si. Aqui ficam alguns testemunhos…

“ SE TODAS AS PESSOAS FOREM TRANSPARENTES PARA O MUNDO, O MUNDO PODE SER UM MUNDO MELHOR; NÃO HAVENDO GUERRAS, NEM DISCUSSÕES, TODAS AS PESSOAS SERÃO AMIGAS."

“UM POUCO DO MODO DE EU PENSAR; NÃO JOGAR LIXO NO CHÃO; RESPEITAR A OPINIÃO E VONTADE DOS OUTROS; CUMPRIR REGRAS E NORMAS; ACEITAR AS PESSOAS COMO SÃO; NÃO SER MÁ PESSOA; SABER BRINCAR E SER RESPONSÁVEL NAS HORAS CERTAS."

“A MINHA TEIMOSIA E A MIM PRÓPRIO PORQUE QUERO SER MAIS RESPONSÁVEL, PARA CUIDAR DA MINHA VIDA. TAMBÉM TENHO QUE MUDAR AS MINHAS ATITUDES, PORQUE QUERO SER UMA PESSOA MAIS ESTUDIOSA, PARA ARRANJAR UM EMPREGO BOM."

Sem comentários: