Um Espaço dos Jovens para os Jovens....

Dá voz às tuas ideias!
um blog orientado pela Dueceira-Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça
e co-financiado pelo Programa Leader+ELOZ. Entre LOusã e Zêzere

2006-04-15

6ª SESSÃO – SOMOS TODOS DIFERENTES

Nesta sessão demos o “pontapé de saída” para o IIº Tema do nosso projecto: “EU/NÓS E OS OUTROS” (as outras pessoas: família, colegas, professores, amigos, etc.). Dedicando esta sessão ao sub-tema “somos todos diferentes”.

Como introdução a esta questão foram realizados dois jogos pedagógicos com o objectivo de salientar, que os valores variam de acordo com as pessoas, consciencializando para as diferenças como importantes para as relações humanas entre as pessoas e o mundo que as rodeia.
Foi explorado o conceito de tolerância e disponibilidade para os outros, fazendo com que os diferentes grupos adoptassem atitudes tolerantes tais como: ouvir o outro, descobrir os outros, partilhar conhecimentos e integrar as diferenças. Foram momentos muito ricos de muita partilha e interacção entre todos os elementos das turmas.

De modo a estimular a capacidade de argumentação dos jovens e sobretudo, desenvolver a capacidade de empatia e respeito por diferentes opiniões, os jovens foram desafiados (simulação de uma situação real) a fazer uma viagem de balão, no qual ocorreu de repente uma fuga de ar. Nesta situação estavam em causa os interesses de várias personagens que colidiam entre si, gerando tensão.

Os jovens tinham que se colocar no lugar de diferentes personagens e assumir a opinião de terceiros, mesmo não concordando integralmente com o seu ponto de vista.
Surgiram personagens muito engraçadas e criativas o que revelou que temos jovens muito imaginativos e criativos...
Desde o Engenheiro do Balão”, ao “Deus”, a uma “Águia”, ao “Super-homem”, ao “Presidente da República”, ao “Piloto”, ás personagens dos “Morangos com Açúcar” ao “Papa” houveram personagens e argumentos para todos os gostos.

Aqui ficam alguns “flashes” desta sessão… escritos pelos jovens…

“ A diferença faz a união é bom ser diferente.”

“Saber o que os outros pensam de nós.”

“Aprender a divertir com os outros.”

“Foi muito interessante pois ficamos a saber melhor que não somos todos iguais e temos muitas diferenças entre uns com os outros.”

Foi muito importante, porque somos todos iguais (humanos) e todos diferentes por termos características diferentes.”

“Achei que serviu para mais uma vez perceberem que a falarmos vamos descobrindo como nós somos, e nos conhecermos melhor… Adorei.”

“Capacidade de defender os nossos argumentos.”

“È bom sermos diferentes porque assim trocamos experiências diferentes.”


Sem comentários: